terça-feira, 6 de setembro de 2016

Estudantes do Curso de Engenharia Civil participam da aula de Topografia

As aulas práticas fazem parte do cotidiano dos alunos do Curso de Engenharia Civil. Aos sábados, os alunos do curso participaram de uma aula prática de Topografia, com a professora Jaqueline Matsuoka, no Campus da FUCAMP.
Na última aula prática, os estudantes utilizaram o Teodolito para realizarem o levantamento topográfico planimétrico, utilizando o método de poligonação por caminhamento (poligonal fechada).
“Esse método é mais preciso, pois com ele é possível calcular os erros de fechamento angular e linear da área. O método de caminhamento percorre o contorno definido por uma série de pontos, medindo todos os ângulos, lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos.” Explica Jaqueline.
Os dados desse levantamento servirão para que os alunos realizem os cálculos das coordenadas da poligonal principal, que determina os pontos de apoio topográfico, para que sirva como base para o levantamento de pontos de detalhes (prédios, árvores, arruamentos, etc) dentro do campus da faculdade.
Após a determinação das coordenadas será gerada uma planta altimétrica no CAD – software de projetos 2D e 3D- e um relatório descrevendo o procedimento, para ser apresentado como trabalho na disciplina de topografia II.
A FUCAMP oferece a seus alunos um maior dinamismo nas aulas, por meio de aulas expositivas e práticas, proporcionando aos estudantes um amplo conhecimento, qualificando-os para o mercado de trabalho e tornando-os alvo de contratação para as grandes empresas.

DSC01829 

DSC01828 

DSC01829 

DSC01831

Nenhum comentário:

Postar um comentário